pra começo de conversa: eu padeço de um mal estranho. eu tenho sindrome da deficiência torcidística. não torço por nada: time, seleção, esporte, nada. eu sei, eu sei, estou perdendo fortes emoções, não tenho assunto na segunda-feira cedo, etc… mas é de fábrica, não tem mais jeito 🙂
talvez por isso eu tenha uma dificuldade danada em entender quem se apega demais a marcas, tanto quem ama uma marca X ou odeia uma marca Y. o que são marcas, afinal? e se tudo muda no mundo, por quê teimar em ter sempre a mesma opinião a respeito de algo mutável?
ouça uma reflexão meio grega, meio zen sobre abrir os olhos para aquilo que muda (tipo…tudo)
renedepaula
um pensamento incômodo: estamos nos infantilizando?
acreditem: esse podcast de hoje é um marco pra mim, um divisor de águas. desde 96 enxerguei a internet como algo absolutamente revolucionário e transformador, e abracei de olhos fechados uma carreira que não tinha nome nem manual de instruções nem garantia de nada, e venho investindo nisso minha vida inteira, numa humanidade 2.0.
hoje me caiu uma ficha incômoda: e se, ao contrário de nos engrandecermos e amadurecermos e evoluirmos estivermos involuindo, estivermos nos infantilizando, estivermos nos tornando mais imaturos do que antes?
ouça essa reflexão desconfortável e por favor me convença que estou enganado.
conselho de amigo: não padeça à toa
ok, não faz mais muito sentido falar em offline versus online, mas… talvez valha a pena repensar isso sim. o mundo offline é por natureza finito: o dia só tem 24h, teu estômago e fígado não são um poço sem fundo e dinheiro acaba rápido. no digimundo, porém… é fácil perder os limites. é fácil se enroscar em quimeras. dedique um tempinho e ouça uma divagaçào sobre como dedicamos nosso tempo.
10 reflexões sobre comunidades online – parte…?
um dia me caiu a ficha: this is not Kansas anymore. tudo o que eu pensava sobre ambientes sociais online e comunidades e o próprio digimundo estava mudando debaixo do meu nariz (o que é uma área extensa). decidi repensar e refletir a respeito numa série de 10 episódios. resultado: 11, 12, nem sei mais quantos episódios. e lá vai mais um: nem todos têm tempo pra comunidades, enquanto outros têm tempo demais 🙂
ouça uma reflexão rápida sobre um digimundo que se divide em dois: quem tem tempo, e quem não tem