eu sempre me contraponho a quem põe a web no altar sem dar crédito a um monte de outras revoluções culturais e materiais e técnicas que estão acontecendo faz um bom tempo. eu nao duvido que, daqui a 20 anos, nossos descendentes nos vejam com olhos que nem imaginamos : )
ouça uma reflexão um pouco mais abrangente, seja pros lados, seja pra frente, seja pra trás 🙂
renedepaula
as catedrais e os catedráticos
vira e mexe eu ouço alguem contar aquela historia de catedrais versus bazares. voces já ouviram?
a idéia é que a era dos monopólios centralizadores estaria dando lugar a uma nova era de trocas livres entre uma infinidade de personagens livres, idéia bonita mas que, a meu ver, é altamente injusta tanto com catedrais quanto com bazares. ambos, afinal, só surgiram em momentos e lugares muito preciosos da história humana.
ouça uma reflexão um pouco mais longa que o normal sobre essa história de julgar a história com olhos de hoje
eventos, e-ventos e os riscos do senso comum
eu tenho participado de um sem-número de eventos, dos mais privilegiados e restritos aos mais populares, e tem uma coisa que me assusta: por mais que os públicos sejam distintos, muitos discursos sao perigosamente iguais. e consenso sem crítica é algo que me assusta.
ouça aqui uma crítica rápida àquilo que pra mim diferencia um evento de um e-vento: originalidade e crítica
a sedução das idéias gostosinhas
isso nao há de mudar nunca: belas idéias, belas palavras, belos produtos vão sempre nos seduzir.
ser seduzido pelo que é belo não é o problema, o problema é que nem sempre o que é belo é verdadeiro.
quer um exemplo? é muito mais belo imaginar que Zeus lança raios direto do Olimpo do que pensar em íons e volts e meteorologia 🙂
ouça aqui um alerta meteorológico rápido sobre nossa mania de achar que céus azuis nos protegem de onzes de setembro