um ambiente social online é o quê, afinal? ok, a resposta correta é: as pessoas que o habitam, mas isso é tudo? eu posso comer a mesma coisa que o javier barden todo dia mas um mês depois minha cara ainda é a mesma, só mais velha 🙂 DNA faz toda a diferença.
o radinho nasceu com um DNA claro, com uma fórmula definida, e cresceu em torno disso. cresceu até ficar claro que… a fórmula precisava de ajustes. e é isso que estou fazendo agora, matutando a fórmula nova.
só sei uma coisa: conversar é bom. colaborar faz bem. e um bom ambiente estimula e ensina o prazer de colaborar. ok, sao tres coisas.
ouça aqui o que eu ando matutando e acompanhe no roda e avisa as cenas dos próximos capítulos
renedepaula
radinho reloaded: metamorfoses à vista
redes sociais têm uma vitalidade extraordinária. basta semear uma idéia num terreno fértil e uma rede brota, cria raízes, cresce e dá belos frutos. mas mesmo árvores crescem até um certo ponto… e então começam a lançar sementes que vão vingar em outras paragens.
o radinho cresceu, ficou frondoso, seus frutos são bons. e agora, o que vem depois disso?
ouça uma reflexão histórica e nada histérica sobre web 2.0, comunidades, colaboração e… desprendimento
perceba por favor: percepção é tudo
ouvi outro dia uma entrevista bárbara com o autor do livro Predictably Irrational (previsivelmente irracionais), e muita coisa passou a fazer sentido, sobretudo a falta de sentido 🙂
resumindo: somos ótimos pra várias coisas, mas somos uma lástima para outras. futuro, mudanças, novidades… somos péssimos para lidar com tudo aquilo que ainda não conhecemos. resultado? sofremos, decidimos mal, desperdiçamos oportunidades…
ouça uma digressão hiper bem-intencionada sobre como escapar das armadilhas mais primárias e não sermos vítimas dos nossos próprios preconceitos
web 2.0: quem? onde? como?
se os jornais online estão em crise eu nao sei, mas sei que uma coisa basica do jornalismo continua valendo: quem? onde? como? quando? por que? e por aí vai…
ouça uma reflexão ligeira sobre as perguntas que todo mundo devia se fazer quando vê um projeto 2.0