One thought to “por quê o orkut fez tanto sucesso”

  1. Rene, é muito bom ouvir suas reflexões novamente, vamos ver se contribuo aqui com as minhas observações.
    Essa relação cultural entre a cultura turca e a brasileira já foi citada por aí várias vezes para ilustrar algumas situações, os dois povos são bem sociais e convidativos como você falou no podcast.
    Porém o Orkut também é um sucesso na índia certo? eu não conheço a cultura deles e sei que é bem diferente do que a televisão mostrou recentemente na novela da globo (rsrsrsr…), mas será que ela teria o mesmo perfil “coletivo” e “social” das outras duas? fica a pergunta.
    E discordo quanto a sua referência de que o Orkut foi criado “sem querer”. Existe um livro, que não me lembro o nome no momento, mas que saiu um tempo antes do surgimento do site. Ele explora alguns conceitos que caracteizam uma rede de pessoas, entre alguns dos fatos abordados são mostrados a relação das pessoas por interesses comuns e aquela famosa teoria dos seis graus, onde a distância de você para qualquer outra pessoa é de cinco individuos.
    Isso ilustra bem a necessidade de convite no começo do serviço, e as comunidades que são criadas e geridas 24/7 dentro do site.
    Por isso eu acredito que a criação do projeto não foi acidente, pelo contrário, baseado na cultura dele e desses “conhecimentos sociais” o site veio meio que brifado já. O sucesso dele sim é surpreendente, mas o desenvolvimento não foi tão acontecionista assim na minha opinão.
    Abraços Rene

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.