3 thoughts to “não deixe o cérebro subir à cabeça”

  1. e essa hybris nao acontece soh com tecnicos. aqui no instituto de fisica onde o foco eh a ciencia basica tambem eh assim. engacado que, na maioria da vezes, estamos apenas levantando ideias e modelos pra tentar, muito toscamente, explicar um fenomeno, mas mesmo assim alguns individuos se acham o dono da cocada porque sabem quem inventou a mecanica quantica ou soletram corretamente o nome do schroedinger. o bom dessa historia eh que tambem aqui ainda resta alguma coisa de sophrosyne.
    grande abraco rene!

  2. Valeu pelo toque 😉
    Eu vivo num meio onde computador é um tipo de magia incompreensível para os não iniciados, e é mais fácil chamar o mago de plantão quando aparece um problema do que tentar resolver com ferramentas que estão ao alcance (RTFM ou google, por exemplo).
    Isso costuma me irritar e eu levo algum tempo pra acalmar e me lembrar que minha função só existe por causa dessas pessoas…
    Muitas vezes me senti assim: superior a alguém só porque tenho (poucos) conhecimentos de informática… embriagado da minha (altíssima) capacidade de resolver esses problemas … logo depois agente descobre que estava errado, que foi arrogante, pedante… e se envergonha do que fez… imagina o que poderia ter feito de bom, nota que despertou antipatia e não admiração….
    Como se faz pra desligar isso? Reconhecer e se policiar já é um bom começo??? Espero que sim…

  3. Sou engenheiro e sempre fui Nerd, e adorava o fato de em algum aspecto de minha vida poder exceder a média, era a minha cachaça… e daí era o que já foi dito, talvez até um pouco a mais… Até que um dia a ficha começou a cair que isso era uma baita compensação de um monte de carências, não foi nada fácil reconhecer isso e principalmente as implicações que advém disto… não são poucas e são profundas, é bastante lição de casa nem sempre dá prá mexer com isso sozinho.
    Hoje já é um pouco mais tranquilo, mas de vez em quando escapa…
    Rene valeu ter trazido o assunto…
    Um abraço.

Leave a Reply